Dicas para as empresas realizarem uma boa contratação

25/09/2013

Cada vez mais as empresas buscam resultados efetivos em suas contratações,mas nem sempre isto ocorre.Tais situações poderão surtir reflexos negativos tanto para o RH quanto para o contratante, pois caso o novo colaborador não se adapte, o gestor irá solicitar novamente ao RH uma reposição, o que representa perda de tempo e dinheiro.

 

Seguem abaixo algumas dicas:

 

1- Faça um bom levantamento de perfil, explorando as reais necessidades da área, do cargo ,e principalmente as competências comportamentais necessárias para um bom desempenho.

 

2- Veja como o seu Gestor realiza entrevistas de seleção, e caso identifique dificuldades, vale a pena acompanhar e orientá-lo.

 

3- Analise os currículos com bastante critério, avaliando cada detalhe do perfil descrito pelo candidato.

 

4- Utilize-se de empresas especializadas na avaliação das competências comportamentais exigidas para o cargo e solicite um laudo ou parecer psicólogico assinado por um psicologo com numero de CRP ( no caso da aplicação de testes psicológicos)

 

5- Combine com o seu Gestor se será necessário a aplicação de algum teste de conhecimento específico da área, sendo que você poderá enviar para a consultoria aplicar e corrigir ,ou ainda aplicar no dia da entrevista na empresa.

 

6- Realize o levantamento de referências diretamente com o Antigo gestor e prepare um questionário para padronizar as perguntas e tabular as respostas.

 

Boa sorte!